A razão da existência do espaço denominado “Fonte da Bica” é a presença de uma fonte de água mineral e medicinal que ocorre neste lugar, sua história confunde-se com a história da própria cidade.
Embora seu espaço físico tenha sofrido diversas alterações e adaptações ao longo dos anos, a qualidade da água mineral da Fonte da Itaparica mantém-se inalterada com o passar dos tempos, sendo muito reputada.
Durante o ano os principais consumidores são os habitantes locais, entretanto no verão, com a chegada da alta estação de veraneio, o público beneficiado é consideravelmente maior, composto por veranistas do próprio balneário de Itaparica, e por muitos outros que se encontram de férias ao longo da costa da Ilha de Itaparica. Esse aumento da demanda do consumo pode vir a gerar, algumas vezes, surpresas desagradáveis quanto ao abastecimento, e no verão é comum encontramos filas para ter acesso à distribuição da água.
No projeto abordamos o espaço da Fonte da Bica de Itaparica como um Jardim. Um jardim “privado”, na concepção antiga do termo.Utilizamos, para tanto, diversas pequenas referências que fazem alusão a esta ideia.Procuramos tratar o espaço com deferência e cuidado, como se penetrássemos efetivamente em uma casa, em uma situação de visitante e convidado – porém uma vez em sua intimidade acabássemos por adota-la como uma extensão da nossa residência, onde poderemos beneficiar-nos de um serviço gratuito (distribuição de água), mas também usufruir de um momento de contemplação e prazer, observando os diversos jardins, o jardim aquático, a fonte luminosa e os vários jatos de água dispostos ao longo do caminho.Um lugar também para passear, para termos encontros, para viver momentos de boas recordações… Não podemos esquecer a localização privilegiada dessa área, principalmente com as últimas intervenções do governo do estado e prefeitura na Marina e na orla de Itaparica.
O conceito adotado para o projeto foi ressaltar e enaltecer a Água, razão pela qual este área é tão visitada e procurada por um grande número de pessoas, retrabalhar seus limites através do uso do paisagismo e de portões específicos, recriar espaços de contemplação e convivência para os usuários, destacar as árvores existentes, enfim, equacionar e melhorar a qualidade de distribuição da água para a população.
O espaço foi recortado segundo uma trama ortogonal de aproximadamente seis por seis metros.A trama é representada por sulcos, nos quais encontramos ora o elemento água, ora uma vegetação de capim chorão. Os quadrados formados por essa trama foram tratados de três maneiras diferentes: alguns com a presença da vegetação com suas árvores, que foram quase todas preservadas; outros em área de circulação e estar para os usuários, em cerâmica; e dois deles com água, um através de uma fonte luminosa, e o segundo com um jardim aquático.
No centro do espaço uma Praça Central formada por nove quadrados.Em seu centro, uma Fonte Luminosa contornada por trinta e dois pontos de distribuição de água – em frente a cada um de seus lados, oito novos pontos de distribuição de água, totalizando sessenta e quatro pontos. O caminho principal para chegar até a Fonte é ladeado por dez jatos de água de dois metros de altura, localizado no centro de pequenas bacias.
O mobiliário e as luminárias de piso propostos para o projeto seguem uma linha específica para áreas externas e de uso público, priorizando a solidez, resistência sem esquecer a qualidade do design. São de alumínio, madeira ou vidro conforme o equipamento em questão.
Quanto à fonte e os jatos d’água procuramos utilizar produtos com um razoável efeito plástico sem que, entretanto venha a representar um grande investimento financeiro.
A área tradicional da Fonte da Bica foi inteiramente preservada.
Foram criados mais dois acessos ao Jardim da Fonte da Bica, visando facilitar a circulação e recuperar o antigo traçado da área, eixo principal. Com as reformas no sistema viário para a implantação da Marina, o acesso principal para a Fonte da Bica passou a ser feito através de um “cul-de-sac”.O afluxo de carro na procura da reputada água mineral de Itaparica é significativo, principalmente durante o verão.Visando facilitar o trafego e a movimentação no entorno, propomos um acesso lateral voltado para a via do estacionamento, permitindo a chegada direta e imediata aos pontos de distribuição de água.